[Resenha]: A Casa dos Pesadelos de Marcos DeBrito- Faro Editorial

Livro: A Casa dos Pesadelos
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Nota: 3,5/5




Sinopse: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar àmesma casa para visitar sua avó.Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo,que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.




Marcos DeBrito ficou conhecido por seu trabalho em “O Escravo de Capela”. E desde então, seu nome tem sido muito elogiado. Visitando uma livraria não acreditei quando vi A Casa dos Pesadelos, seu novo livro, em promoção. Não podia perder a oportunidade e resolvi trazer a resenha para vocês na noite de Halloween.

Muitas crianças sofrem na hora de dormir. A escuridão é palco para os seus maiores medos. Por isso é só acender a luz para descobrir que tudo não passou de nossa imaginação. Eram só sombras. Não há nada embaixo da cama. Não há ninguém dentro do armário.

Então, porque os pesadelos não foram embora? Depois daquelas noites em que passou na casa de sua avó, Tiago nunca mais foi o mesmo. O que de tão aterrorizante ele viu que o persegue por dez anos? O que há naquela casa? Porque ele se apavorou diante de todas as tentativas da mãe de leva-lo para lá? Será que existe algo de errado com ele?

Essa é a chance que ele tem de descobrir. Ele agora é um adolescente, em pouco tempo será um adulto. Precisa vencer esse trauma. Ele não consegue mais se aproximar das pessoas. Está em um estado de nervos alarmante. E ninguém acredita nele. Sua médica quer que ele retorne ao local em que tudo aconteceu para se convencer de que foi um medo bobo de criança.

E foi assim que ele aceitou entrar naquele carro, com sua mãe e seu irmão caçula. E o que mais temia está lá novamente diante de seus olhos: a casa!

“Como se tivesse retornado à primeira noite que passara naquela residência durante a infância, seus olhos enxergavam agora apenas a escuridão. Na penumbra do corredor, observada como um reflexo daquela mesma janela dez anos no passado, uma estranha figura ganhava forma nas trevas conforme o rumor se aproximava do aposento. O luar era o único responsável por revelar debilmente os contornos abrigados no breu, tornando-se indecifrável a bizarra quimera escondida nas sombras.”

E por algum motivo ele não queria o contato da avó. Como em um filme de terror, ficaremos com pé atrás com ela. Em um minuto é a senhora mais amorosa que já vimos. Em outro, se transforma em um verdadeiro monstro para guardar uma porta.

O que tem naquele quarto proibido? Por que ele não pode entrar? E por que ela se esforça tanto em desacreditá-lo? Enquanto tenta ultrapassar os limites da porta e desvendar esse mistério, seu passado volta com força total. E agora a assombração está indo atrás de seu irmãozinho.

“As razoes para estar sempre trancada variavam em sua cabeça entre as mais obscuras fantasias. Certo de, na hora morta, a casa ser assombrada por algo inominável perambulando nas trevas, concluiu que o quarto era como um pórtico do inferno. “

Estou chocada até agora. Que virada de rumo! O final é completamente inesperado. E faz todo o sentido do mundo, o autor foi muito inteligente na forma como nos conduziu.

Os mais medrosos podem ficar tranquilos, pois essa não é uma história de terror. É mais um thriller psicológico bem leve, apesar do tema ser pesado. Com um texto muito simples e bem direto, o autor foca mais no mistério que envolve o que aconteceu com o nosso personagem há dez anos. Se é verdade ou se é apenas a imaginação de uma criança.

O desafio desse livro é descobrir o que aconteceu com Tiago.

Mas existe um ponto que me incomodou. Quando temos um pesadelo, é só acordar e tudo fica bem. Mas e quando você acorda e ele continua vivo em sua mente e muda toda sua vida? É assim com Tiago, é muito real para ele.

Por isso não aceitei a reação da mãe dele. O comportamento dela não tem uma explicação convincente. Ela quer ajuda-lo e não consegue compreendê-lo. Mas em certos momentos, parece que ela o está atacando. Chega a ser cruel como ela faz pouco caso e debocha do trauma dele. Deixando inclusive o filho mais novo assustado e impressionado. Pelas revelações derradeiras, acredito que se o livro tivesse mais páginas, a trama dela poderia ter sido melhor desenvolvida.

Não posso deixar de elogiar essa edição. Tem páginas pretas com imagens do pesadelo dele e páginas laranjas destinadas ao que aconteceu no passado. Já o presente é narrado em páginas amareladas.

Essa é uma boa história para aqueles que querem uma leitura rápida e com um final surpreendente nesse fim de noite!



Bjs.

Pri.

Postar um comentário

Ganhei esse livro em um sorteio e estou ansioso para ler. À princípio achei que fosse uma história de terror, mas agora vejo que é mais um trailer psicológico, o que gosto bastante também. Estou curioso para saber de tudo, inclusive dessa reviravolta. A edição parece estar incrível.

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget