[Cabine de Imprensa]: Livro x Filme - O Touro Ferdinando

Hoje é dia de sessão pipoca aqui no Nas Tuas Páginas!

Na Cabine de Imprensa - Livro x Filme, eu vou trazer para vocês as histórias que foram adaptadas para o cinema.

Para a inauguração nós temos uma edição especial para o Dia das Crianças, com um lindo clássico infantil.

Em janeiro desse ano tivemos a estreia da animação “O Touro Ferdinando”, uma produção dos estúdios Fox, com direção do cineasta Carlos Saldanha. Ele é inspirado no livro infantil "O Touro Ferdinando", de Munro Leaf (Confiram a Resenha do Livro O Touro Ferdinando). E fez tanto sucesso que já está concorrendo ao Oscar 2018 na categoria de melhor animação.




Uma grande surpresa! Eu já tinha me apaixonado pelo livro. Mas eu consegui me divertir e me emocionar muito mais com a animação. E são tantos os motivos! O primeiro deles é o próprio Ferdinando. Essa animação não seria um sucesso se a imagem dele não fosse exatamente essa. Pois a aparência dele é importante para transmitir uma das principais mensagens presentes no roteiro.

Há o Ferdinando filhote. Ele é tão fofo! Vocês vão simplesmente amá-lo! Mas ele também é um pouco vulnerável. Iremos perceber que ele não é igual aos outros de sua idade. Ele não quer aprender a brigar. Ela gosta de flores. Imaginem crescer em um lugar onde existe uma expectativa muito grande para você se tornar o melhor. Pois a glória para os touros é ser escolhido para as touradas. Há muita competição entre eles. E lutas que não são justas. Agora olhem para o pequeno Ferdinando. Ele está cuidando de uma flor! É claro que ele não seria aceito. E por isso mesmo ele não tem amigos.

Mas ele não tem medo de ser quem ele é! Eu fiquei impressionada como alguém tão jovem pode demonstrar tanta força. E não estou falando de força física. E coragem! Foi preciso muita coragem para fugir daquela vida. O medo era de que eles o obrigassem a ser o que ele não queria.

Ele acabou parando em uma fazenda que cultiva flores. O paraíso para ele. Tudo o que ele sempre desejou. E encontrou em Nina, seu pai e no cão Paco, uma família.



E há o Ferdinando adulto. As crianças irão ficar loucas por ele! E confesso que os adultos também, eu pelo menos fiquei, risos. Imaginem um animal grande, muito grande. Ferdinando cresceu tanto que parecia um gigante. E ficou tão forte! Se vocês o vissem, aposto que correriam, gritando de medo. Ele pode no primeiro contato parecer uma fera perigosa, assustadora. Mas o que encontramos é uma doçura sem limites! Ele é gentil, amoroso, ingênuo, e tem aquela inocência que não encontramos mais. E seu coração é maior do que ele mesmo. Mas não foi isso que os homens viram. E acabaram o prendendo e levando-o de volta para a fazenda de criação de touros onde ele nasceu.

O seu retorno acaba gerando implicitamente uma pergunta que ninguém quer responder: não adianta lutarmos, sempre seremos aquilo que estamos destinados a ser? Não há escolha?

Não desanimem, porque Ferdinando irá provar que existe. Ele nunca irá desistir. Fará de tudo para voltar para casa. E se mantendo fiel a quem ele é, conquistará cada um dos touros. Mostrando assim, que podemos fazer amigos do jeitinho que somos. Não precisamos mudar.



Haverá muitas cenas tensas, impactantes, com grandes lições. Outras muito divertidas. Teremos também grandes revelações: seremos surpreendidos com dois grandes mistérios. E teremos muito aventura.

Para no fim, sermos conduzidos para o local do qual Ferdinando fugiu desde o início: A Arena das Touradas de Madri.

É como se a vida o estivesse testando. Depois de descobrir o que acontece aqui, todos nós ficaremos com o coração nas mãos, não queremos que o mesmo se passe com ele. O sentimento é de revolta. Depois de tudo, não é justo que ele acabe da mesma forma.

Preparem os lencinhos. Foi lindo demais!


Livro x Filme:
Essa é uma das raras ocasiões em que o filme consegue ser muito melhor do que o livro. Mas preciso explicar que o mesmo se deve, por serem histórias diferentes. O livro é simples, traz um texto muito reduzido, tendo em vista o público alvo ser o infantil. Assim, Carlos Saldanha apenas o usou como base para criar essa animação. Ela vai muito além do que Munro Leaf propôs em sua obra. Apesar de ambos trazerem mensagens poderosas.

Além de falar de amizade, amor, aceitação, intolerância, a animação trabalha com o conceito da palavra força. Iremos vê-lo várias vezes no roteiro, mas sempre se opondo a força física. Isso foi simplesmente incrível! Podemos ser fortes de várias maneiras, sem sermos violentos.

Pois a verdadeira força é aquela que está em nossos corações!

O que eu recomendo, é que leiam o livro e depois vejam a animação. Os dois valem muito a pena.





Trailer:



-Crédito das Imagens:

Página Oficial no Facebook do Filme O Touro Ferdinando


-Cabine de Imprensa:

Resenha do Livro O Touro Ferdinando

Resenha do Filme O Touro Ferdinando

Postar um comentário

Oi Pri, sua linda, tudo bem?
Eu ameiiiiiiiii esse filme!!!! Também não esperava me emocionar Tanto. As cenas e as mensagens são lindas demais!!! E a fotografia do filme bem colorida ficou perfeita. Concordo com você, a aparência dele foi o grande trunfo para desenvolver uma história de sucesso. Gostaria que todos pudessem ver também. Adorei sua crítica!!!
beijinhos.
cila.

Não li o livro ainda, mas fiquei com muita vontade de lê-lo e de assistir o filme. Tem muita animação ótima e essa parece ser incrível com todas essas mensagens!

Bjs!

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget