[Resenha]:O Touro Ferdinando do autor Munro Leaf - Editora Intrínseca

Nessa edição especial para o Dia das Crianças, vamos trazer para a coluna Cabine de Imprensa: Livro x Filme, um lindo clássico infantil.

Não percam ainda essa semana tudo sobre o filme.



Autor: Munro Leaf
Ilustração: Robert Lawson
Páginas: 72
Editora: Intrínseca
Adicione: Skoob
Avaliação: 5/5 Favorito!





Sinopse: Um dos maiores clássicos da literatura infantil A história que deu origem ao filme da Fox, dirigido por Carlos Saldanha Com mais de 80 anos de vida, o simpático Ferdinando continua em boa forma. Sua história não envelheceu um dia sequer, ainda hoje conquistando corações e inspirando o respeito pelas diferenças. Publicado originalmente em 1938, O touro Ferdinando marcou gerações no mundo todo, tendo sido traduzido para mais de 60 idiomas. Com uma narrativa singela, uma união perfeita entre as ilustrações e o texto de humor delicado, o livro conta a história de um touro que, apesar de seu tamanho e sua força, não tem interesse em lutar nas touradas. Tudo que ele quer é cheirar as flores e ficar quietinho no seu canto, mas às vezes o mundo à nossa volta não compreende aqueles que são diferentes da maioria. Com um personagem encantador e ilustrações impecáveis, a obra traz uma mensagem universal e atemporal e certamente será amada também pelo público brasileiro.



O Touro Ferdinando é um clássico infantil que causou polêmica na data de seu lançamento. Publicado na década de 30, com somente alguns meses antes da Guerra Civil Espanhola, foi acusado de conter ideias pacifistas e por isso banido nos países com regime fascista. Confesso que esse histórico serviu apenas para aumentar minha curiosidade e minhas expectativas. E para minha surpresa me deparei com um enredo simples, mas inteligente ao usar de simbolismo para ensinar sobre a paz. Mas não houve nenhuma ideologia política por trás disso como equivocadamente entenderam, a não ser a ideologia de um mundo mais tolerante.

Na Espanha tinha um touro chamado Ferdinando. Sua mãe estava preocupada com ele. Enquanto os outros estavam juntos, brincando de dar cabeçadas, ele encontrou seu lugar preferido: na sombra de uma árvore onde passava o dia cheirando as flores, sozinho.

“E assim ela entendeu que Ferdinando não se sentia sozinho. Por ser uma mãe compreensiva, mesmo sendo uma vaca, deixou que ele ficasse ali, quietinho e feliz.”

Os anos passaram, e mesmo crescido, ele ainda estava lá, enquanto ou outros touros sonhavam em serem escolhidos para as touradas de Madri. Assim estavam sempre treinando: brigando e dando chifradas uns nos outros. Menos Ferdinando. Mas por um tremendo engano, justamente ele, o único que não queria, acabou sendo o escolhido e levado para as arenas de Madri.

“Um dia, apareceram cinco homens com chapéus muito engraçados. Estavam procurando entre os touros aquele que fosse o maior, mais veloz e mais forte, para levarem às touradas de Madri.”

No grande dia, música tocava nas ruas, pessoas levantavam bandeiras com o nome dele. Parecia um grande espetáculo. O toureiro e os bandarilheiros e os picadores se exibiam, mas na verdade estavam com muito medo do que poderia acontecer quando Ferdinando entrasse.

E vocês podem imaginar o que foi que aconteceu quando ele entrou? Não posso contar, mas foi engraçado. O problema é que não era o que eles esperavam. E não aceitaram muito bem....

"Não importava o que fizessem, Ferdinando se recusava a lutar e ser feroz. Continuava ali sentado, cheirando as flores. Os bandarilheiros ficaram com raiva, os picadores ficaram com mais raiva ainda e o toureiro chegou a chorar de tanta raiva, por não poder se exibir com sua capa e sua espada."

A história começa como nos famosos contos de fadas: “era uma vez....”. Esse tom usado pelo autor pode traduzir o desejo de que a nossa história tenha um final feliz.

O sentimento de que todas as pessoas que são “diferentes”, assim como nosso querido personagem Ferdinando, encontrem um mundo onde as diferenças sejam respeitadas.

Com um texto maravilhoso, que encanta por sua simplicidade, enriquecido por ilustrações em preto e branco, Munro Leaf deixa uma mensagem que atravessa gerações: há espaço para todos nós. Aqueles que querem pular, correr e dar cabeças e também para aqueles que só querem sentar embaixo de um carvalho e apreciar o perfume das flores.

E que podemos ser felizes quando deixarmos de lutar. Não precisamos das lanças, das estacas e das espadas. Apenas de um coração mais generoso. É importante sermos mais tolerantes uns com os outros.

Achei lindo o livro e gostaria que todas as crianças tivessem a oportunidade de aprender com ele.


Bjs.

Pri.


Especial Dia das Crianças:





Crédito da Imagem




Acompanhem o Especial Dia das Crianças:

Abertura:

Resenha do Livro "O Menino Maluquinho" no Blog Cantinho Para Leitura

Resenha do Livro "25 Anos do Menino Maluquinho" no Blog Nas Tuas Páginas


Coluna Novidades Literárias:

Zahar Lança Mary Poppins e A Volta de Mary Poppins em Edições de Luxo

Lançamento do Livro Diário de Um Banana 13- Batalha Neval


Coluna Resenhas:

Resenha do Livro A Parte Que Falta no Blog Nas Tuas Páginas

Resenha do Livro A Parte Que Falta no Blog Cantinho Para Leitura

Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Nas Tuas Páginas

Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Cantinho para Leitura


Coluna Cabine de Imprensa:

Resenha do Livro O Touro Ferdinando Blog Nas Tuas Páginas

Resenha do Livro O Touro Ferdinando Blog Cantinho Para Leitura

Critica do Filme O Touro Ferdinando: Livro ou Filme? Blog Cantinho Para Leitura

Crítica do Filme O Touro Ferdinando: Livro ou Filme? Blog Nas Tuas Páginas


Postar um comentário

Oi
nossa parece ser uma história simples, mas cheia de significados, nem sabia do livro só tinha visto comentarem do filme que ainda não assisti, mas que provavelmente possui grandes diferenças.

http://momentocrivelli.blogspot.com

aaaaaaaah que liiiiinnnnnddddoooooo!!!! não sabia que tinha livro!! Eu e meu irmão de 8 anos choramos igual condenados no filme, achei a coisa mais linda! Com toda a certeza vou comprar esse livro pra dar de presente de natal pra ele. adorei a dica! <3

Deve ser um livro muito bonitinho de se ler, em especial com as crianças. A mensagem é bem bonitinha.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos

Já tinha visto esse livro e fiquei bem interessado, pois sua história parece ser muito agradável e gostosa de se ler. A dica está anotada e pretendo ler ano que vem.

Eu ouvi falar do filminho mas nao sabia que tinha o livro. Que bacana! Já fiquei com vontade de ler. Parece ser uma leitura muito linda e envolvente. Já quero ver o filminho tbm.

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget