[Resenha]: A Parte Que Falta do autor Shel Silverstein- Editora Companhia das Letrinhas

Autor: Shel Silverstein
Páginas: 112
Editora: Companhia das Letrinhas
Adicione: Skoob
Avaliação: 5/5 Favorito!




Sinopse: Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes.




Eu ainda estou um pouco atordoada com o impacto da mensagem de Shel Silverstein. Ele traz um texto rico em metáforas simples, mas que carregam grandes significados sobre a vida. E de forma comovente nos faz enxergar que não precisamos encontrar uma pessoa para nos sentirmos completos. Porque podemos sim ser felizes, apesar de todas as partes que faltam.

Em “A Parte Que Falta” temos um clássico infantil bem antigo, publicado pela primeira vez em 1976. Através de frases curtas e desenhos bem simples em preto e branco, todos feitos pelo autor, vamos conhecer a história de um círculo que se sentia incompleto. Ele tinha um pedaço faltando. E não estava nada satisfeito: ele não era feliz. Então o que ele fez? O círculo foi procurar a outra parte. E saiu pelo caminho cantando:

“Oh, busco a parte que falta em mim, por terras e mares sem fim. Asse o pudim, faça o quindim, estou buscando a parte que falta em mim”.

E foi quando a emoção tomou conta de mim. Eu não esperava passar por isso, mas minha voz foi calando aos pouquinhos à medida que os cenários mudavam. Silverstein começa a mostrar a estrada que nosso círculo teve que percorrer. Era muito triste olhar, eu fiquei muito sensibilizada. Porque eu já estive lá também. Eu também já me senti cansada, sem forças. Já senti frio. Já tive problemas que não conseguia resolver, me sentindo perdida, sozinha.

Enquanto as lágrimas estavam caindo, de repente eu estava sorrindo com os bons momentos que nosso círculo também vivenciou. E um calor aqueceu meu coração. Mas há muito a ser aprendido e a nos surpreender. Afinal de contas, a vida é imprevisível.

Shel Silverstein de forma singela traz um enredo para crianças. Mas de forma incrível, acaba dialogando com os adultos, por causa do significado profundo que está por trás do seu texto. Poeticamente, ele está falando da jornada da vida, de situações pelas quais todos nós já passamos ou ainda iremos passar. Por isso experimentei essa conexão com o personagem.

Ele vai encontrar decepções e obstáculos. Enfrentará circunstâncias muito difíceis. Terá que lidar tanto com perdas, quanto com vitórias, pois a estrada é feita de altos e baixos. Conhecerá algumas partes, mas os relacionamentos serão complicados e não darão certo, pois no fim as diferenças acabam afastando as pessoas. Mas o desiquilíbrio pesa muito também, quando um se esforça e se importa mais ou menos do que o outro.

E isso durou até que ele estivesse pronto. Quando ele alcançou essa maturidade a parte que estava faltando apareceu.

E nada foi como esperávamos.

Se preparem para esse desfecho, pois teremos uma grande reviravolta! É como se toda a vida se abrisse aos seus olhos, como uma revelação. E ele soube, ele entendeu. O autor nos ensina que podemos ser felizes dando valor a tudo o que temos e às pessoas que estão ao nosso lado. Porque são eles que nos completam, são eles que importam. Não devemos perder tempo com nossas limitações, pois alguma coisa sempre irá faltar.

Como diz a música “The Climb” da Miley Cyrus: “Sempre haverá outra montanha. E eu sempre irei querer removê-la. Será sempre uma batalha árdua. Às vezes eu terei que perder. Não se trata do quão rápido eu chegarei lá. Não se trata do que está me esperando do outro lado. É a escalada.” (tradução livre).

Um livro lindo que irei guardar e um dia lerei para os meus filhos!

Amei muito, favorito e recomendo!



Beijinhos. Rafinha.



(Resenha da Colaboradora Rafaela Duarte)








Especial Dia das Crianças




Crédito da Imagem


Acompanhem o Especial Dia das Crianças:

Abertura:

Resenha do Livro "O Menino Maluquinho" no Blog Cantinho Para Leitura

Resenha do Livro "25 Anos do Menino Maluquinho" no Blog Nas Tuas Páginas


Coluna Novidades Literárias:

Zahar Lança Mary Poppins e A Volta de Mary Poppins em Edições de Luxo

Lançamento do Livro Diário de Um Banana 13- Batalha Neval


Coluna Resenhas:

Resenha do Livro A Parte Que Falta no Blog Nas Tuas Páginas

Resenha do Livro A Parte Que Falta no Blog Cantinho Para Leitura

Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Nas Tuas Páginas

Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Cantinho para Leitura


Postar um comentário

Oi, Pri!

Que linda a sua resenha! Acho que o livro acaba sendo mais recomendado para adultos do que para as crianças, né? Por compreendermos melhor as mensagens, por já termos vivido o que está naquelas páginas. Tenho muita curiosidade com o livro, deve nos levar por uma montanha russa de sentimentos.

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com

Olá, Rafaela

Eu não li o livro, mas acompanhei a leitura feita pela Jout Jout e chorei com ela. Eu adoro livros infantojuvenis que trazem mensagens para adultos também, sabe?
Eu ainda não comprei meu exemplar, mas farei isso. Quero ler sempre que estiver sem esperança.

Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com

Olá!! :)

Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas acho ótimo que tenhas gostado de fazer a leitura! :) Que bom que te agradou!

Enfim… Pessoalmente, adoro quando o livro chega as crianças e ao mesmo tempo alimenta o cérebro e as filosofias dos adultos!

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Olá, tudo bem? Caramba, já tinha visto este livro, mas não sabia que ele era tão bonito assim! Parece ser um daqueles livros perfeitos para serem lidos em qualquer idade. Amei tua resenha e principalmente saber da mensagem do livro!

Beijos,
Duas Livreiras

Olá,
A mensagem deste livro parece ser realmente linda. Desde apresentar algo tão profundo num livro relativamente bem simples, gosto de toda a diagramação ser bem simples e que mesmo assim entrega a história que deseja.

Debyh
Eu Insisto

Oi, Rafa. Tudo bem?
Eu conheci esse livro através do vídeo da Jout Jout e gostei bastante da obra. Adorei a tua resenha sobre ele, não li ainda, mas estou curiosa demais e acredito que ele transmita mensagens muito importantes e de uma maneira muito tocante. Espero comprar ele e o segundo volume ainda esse ano, quero ler com o meu filho.

Oi
estou curiosa para ler essa história, que parece ser bem reflexiva, ando lendo muitas resenhas positivas o que está me deixando intrigada a respeito do conteúdo.

http://momentocrivelli.blogspot.com

Oiiii,

Toda vez que eu vejo este livro eu fico me imaginando lendo ele com a minha sobrinha, e claro lendo ele sozinho também. Me parece ser uma leitura incrível e que nos proporciona diversas reflexões, e que também pode ensinar as crianças a serem pessoas mais credas de suas partes, a entender que as vezes a gente acaba se perdendo em busca de um encaixe perfeito e acaba esquecendo de viver. Quero muito comprar este livro e espero não demorar a ler ele com a minha sobrinha.

Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/

Own, meu Deus... Mesmo sendo de uma publicação antiga, eu nunca tinha ouvido falar da história, mas consegui captar a emoção que você sentiu pela sua resenha. Acho que mesmo quando a gente cresce, ainda temos muito de criança em nosso interior o que nos dá oportunidades como essa de ler um livro voltado para o mundo infantil e termos a visão de adulto e criança.
Anotei o nome aqui para ir atrás desse livro para ler. Um outro livro que eu senti algo parecido com o que você descreveu, foi em "O pequeno príncipe". Não sei se você já leu (eu levei anos até parar e finalmente me entregar a leitura), mas se não leu, vale muito a pena.

Beijos!

eu ouvi falar desse livro por conta daquela youtuber que falou sobre ele e a galera começou a comentar mais a respeito... fiquei curiosa pra ler, adoro livros infantis que trazem reflexões até para nós, adultos...
a Cia sempre acerta nas publicações, que editora incrível...
bjs ^^

AAAAA tenho uma curiosidade real nesse livro... inclusive adoro essas sacas de livros infantis que funcionam pra adultos. A capa é bem legal também, minimimalista?! é acho que sim

Eu li esse livro na Feira em um dos stands, tinha lá, levei ate o stand onde estava e li rapidinha, ele é bem impactante mesmo, principalmente pela forma simples que ele mostra as coisas.
Ele ensina as crianças a serem pessoas melhores no futuro e deve fazer isso pelos adultos também.

Olá!
Eu já tinha visto esse livro mas ainda não li. É tão bom quando o autor consegue transmitir tantas emoções que a leitura se torna tão envolvente e poderosa que traz mensagens até para nós adultos.
Uma leitura que eu pretendo realizar.
Beijos!

Camila de Moraes

Oi, Rafaela! :D
A primeira vez que vi esse livro foi no canal de uma youtuber que adoro. Desde então, me emocionei muito com a história e sempre gosto de ler posts de pessoas que comentam sobre ele. É lindo quando um livro infantil consegue atingir os adultos também e fazer com que eles próprios tirem significados mais profundos da obra. Gostei muito de ler suas considerações sobre o livro e saber que realmente é uma obra que atinge a maioria das pessoas trazendo uma mensagem muito bonita sobre aceitar que nada é perfeito e que a vida é uma constante busca por uma parte que falta. Parabéns pelo lindo post! Beijos!

Jéssica Martins
castelodoimaginario.blogspot.com

Olá, Rafaela!

Que resenha linda! Eu acredito que já passei por esse livro nas lojas Americanas (porque passo na loja todos os dias), mas não cheguei a pegá-los nas mãos. Porque a capa branca não me atraiu. Mas acho que amanhã vou lá e ver se compro. Vai depender do preço também!rsrs

Eu nunca tinha lido uma resenha sobre essa história e não fazia ideia do que se tratava. É sempre assim: livros aparentemente escritos para crianças acabam nos ensinando muitas lições (como é o caso de O Pequeno Príncipe). Também já me senti muitas vezes como esse círculo incompleto, que sente falta de uma parte, que sente um vazio. E a vida tem tantos obstáculos e momentos difíceis! Dá para compreender bem as emoções desse personagem. Já quero muito ler!

Bjs!

Oi, Rafaela! Eu vi um vídeo sobre esse livro, achei emocionante. Um livro infantil para ser lido por adultos, com toda a certeza.
Bjs
Lucy - Por essas páginas

Oie!
Conheci esse livro pelo canal da Jout Jout. Achei ele com uma sensibilidade única, não apenas pela mensagem, mas também pela forma, por entender que não precisa de longos parágrafos ou desenhos elaborados para se passar uma linda mensagem.
Acho que essa questão de se descobrir inteiro é muito difícil até quando já somos idosos kkkk porque o mundo nos fez acreditar que algo falta em nós e temos que completar esse buraco, seja com compras, seja com uma pessoa.
É um ótimo livro para se pensar.

Tenho tanta vontade de ler esse livro, sua história parece ser emocionante. Ele está a minha lista de 2019, pois esse ano não consegui inserí-lo.

Olá, tudo bom?
O primeiro impacto que tive com essa história foi através da Jout Jout. Depois, quando procurei para ler, fiquei ainda mais encantada e impactada com a mensagem. Achei o máximo como, de uma forma simples e direta, nos é passada a mensagem de que somos perfeitos, mesmo com a parte que nos falta e que nem sempre aquele que nos completa é o melhor para nós. Achei lindo demais e também favoritei ♥ rs
Beijos!

Que resenha linda. Eu ainda não li esse livro mas já li a continuação dele: A parte que falta encontra o grande O, e foi tão surpreendente a forma como desenhos tão simples e frases tão curtas me emocionaram tanto ao passar uma mensagem tão verdadeira e uma reflexão tão real sobre a vida, me parece pela sua resenha que o mesmo acontece nesse primeiro livro.

Não sabia que a Companhia das Letras, tinha um selo em que o público alvo eram as crianças. Achei a história desses livro lindos. Adoro esses livros que são feitos para crianças mas que acabam conquistando o nosso coração. Amei a sua resenha. E vou anotar para dar de presente para a minha sobrinha.

Beijos

É um livor para adultos, sem dúvida porque acho que crianças não se impactariam com esta coisa da falta, uma vez que elas ainda podem não ter passado por perdas ou nutrirem expectativas em relação a relacionamentos. Linda resenha. Lindas lágrimas, imaginei todas aqui.
beijos

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget