[Resenha] Distorção - Trilogia Blur Livro 1 do autor Steven James - Novo Século


Autor: Steven James
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Série: Trilogia Blur #1
Adicione: Skoob
Avaliação: 5/5


Sinopse: A isolada e pacata cidade de Beldon, Wisconsin, fica chocada quando o corpo de uma estudante do ensino médio é encontrado no Lago Algonquin. Assim como todos na comunidade, Daniel Byers, de 16 anos, acredita que o afogamento de Emily Jackson foi um trágico acidente. No funeral dela, contudo, ele tem uma apavorante visão – uma “distorção” da realidade: a garota se levanta do caixão, agarra-lhe o braço e pede que ele descubra a verdade sobre sua morte. Convencido de que a aparição era mais do que mera alucinação, Daniel começa a investigar em busca de respostas. A verdade pode ser mais aterradora do que ele pensa. Todos são suspeitos. Mais horripilante do que isso, está perdendo a capacidade de distinguir entre realidade e distorção. À beira da loucura e sem saber como lidar com sua mente cada vez mais dilacerada, Daniel precisa desvendar depressa o mistério, pois pode haver um assassino à solta em Beldon. Que pode matar novamente. Repleto de reviravoltas e narrado num ritmo alucinante, Distorção inaugura uma fascinante trilogia de romances policiais para jovens adultos do aclamado Steven James, um mestre do suspense.

Distorção é o primeiro livro da Trilogia Blur, do aclamado autor de suspense Steven James, vencedor de vários prêmios no gênero. Vocês sabem como eu adoro thrillers e sempre ouvi muitos elogios sobre sua série de sucesso Patrick Bowers. Estava muito ansiosa para conhecer seu trabalho e quando ganhei o livro de presente fiquei muito animada. E agora eu entendo porque ele é uma referência! Steven me surpreendeu não com a trama a ser desvendada e sim com sua habilidade e talento de contar a história. 

Voltado para o público jovem adulto, Steven James nos traz um texto fácil. Emily Jackson de apenas 14 anos foi encontrada no Lago Algonquin morta! Beldon era uma cidade pequena, por isso todos compareceram ao velório. Mas não havia tristeza e comoção entre eles como era de se esperar em uma tragédia como essa. Estavam incomodados. Era nítido que não queriam estar ali, por ela. Emily não era querida por aquelas pessoas, na verdade ela não tinha amigos. Na escola todos a ignoravam, como se ela não existisse.

Daniel estava se sentindo desconfortável com a situação, pois percebeu que nunca tinha falado com ela também. 

“Daniel sequer havia sido apresentado formalmente a Emily Jackson, nem sabia o nome dela até a notícia chegar. Afinal, ele estava na penúltima série, e ela era caloura, de modo que não faria mesmo sentido que ele chegasse a conhecê-la bem. O fato é que ele estava mesmo triste por ela ter se afogado, estava mesmo – e, contudo, de certa forma, ele se sentia vagamente culpado por não estar ainda mais triste.”

É aqui que o autor cria um clima de tensão e expectativa no leitor. Uma contagem regressiva é iniciada. Sabemos que algo está prestes a acontecer. Mas não sabemos o que é. 

O tempo se esvai na medida em que Daniel se aproxima do caixão de Emily para se despedir. O autor nos avisa que é agora: a primeira distorção. Emily continua morta, mas de alguma forma se comunicou com ele.

“Daniel tornou a piscar. Agora, tudo estava lhe voltando à mente: a entrada na igreja, a aproximação do caixão, a vista de Emily.... Ela falou com você. Ela o chamou pelo nome.”

E então outra distorção. Outra aparição de Emily lhe pedindo ajuda. Enquanto tenta entender o significado de suas distorções, inicia uma investigação. Vai atrás de pistas que confirmem seu afogamento e o que encontra é um possível caso de assassinato!

O suspense aumenta quando o valentão da escola e sua turma começam a aprontar. Ele pode ser o único a ter alguma informação sobre Emily. Por quê?

Parece um enredo muito simples. Mas como disse antes, Steven James sabe exatamente o que está fazendo. O mistério que cerca o afogamento de Emily se complica quando o autor muda o rumo da história e confirma que o plot central sempre foi o personagem do Daniel.

O que ele viu e ouviu foi real? Ele está louco? Podemos confiar em sua mente? Esse é o problema. De repente, a distorção pode ter outro significado. Só temos a sua palavra sobre as evidências encontradas. É ele quem está nos guiando. Em quem devemos acreditar? No que podemos acreditar?

Eu adorei a escrita do autor. Distorção tem um ritmo perfeito. De um lado você não sente o passar das páginas que correm rápido. Por outro lado, você não consegue parar de ler devido à forma como é conduzido no meio de desconfianças, reviravoltas e de um crescente clímax.

No fim, não foi um jogo de adivinhação. Não é o tipo de história para tentarmos acertar o nome do assassino. E a solução para o caso de Emily não é nada complexa e não causa  impacto, mas cumpriu a proposta do livro. O autor se sobressai com a luta travada por Daniel com sua percepção da realidade, ou mais precisamente da falta dela, enquanto precisava justamente de sua sanidade para ajudar Emily.

E ainda há um plus em seu texto: de forma bem sutil e poética, ele fala sobre a vida e sobre a morte e nos deixa com uma linda mensagem sobre o agora:


“E eis a verdade da qual todas as outras emanam;Eis a primavera da qual todas as outras fluem;Em breve estarei morto.Em breve, como determinado pela poeira das estrelas e pelo tempo.Em breve, como determinado pelos cometas e pelos sonhos.Em breve. Em breve.Em breve estarei morto.E eis a pergunta que determina tudo:O que farei até isso ocorrer?”

Esse é um thriller psicológico bem leve e jovem com um toque de sobrenatural. Terminei a leitura cheia de curiosidade sobre a distorção dele, por isso não vejo a hora de ler a continuação.

Recomendo muito a leitura!


Saibam mais sobre a trilogia na coluna: Você conhece? Trilogia Blur de Steven James


Bjs.

Pri.

Postar um comentário

Apesar de gostar de YA não sou muito fã de thrillers, mas fiquei curioso com este livro, excelente resenha =)

MRS. MARGOT

Caramba! Fiquei muito curiosa, já quero ler. Amei sua resenha, é o tipo de livro que gosto de ler e meu coração já deu uma acelerada rsrs. Parabéns pela escrita, fica anotada :D

https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

Um livro bem interessante, não leio muitos thrillers!

Eu já tinha visto a capa desse livro em algum e na época tinha chamado minha atenção, só que não lembrava do nome. Agora sim vou por ela na minha lista de próximas leituras, gosto por demais desse tipo de thrillers. Parabéns pela resenha.

Uau, só essa capa já me ganhou. Como eu nunca tinha ouvido falar desse livro ainda? Adorei a resenha e já quero comprar :)

www.vivendosentimentos.com.br

Cara, a história é muito bacana, gosto de livros mais psicológicos (apesar de adorar também tentar adivinhar o assassino, o que não acho que é a pegada desse). E belíssima capa. Belíssima e estranha! Ideal para um livro como esse.

Eu sou perdidamente apaixonada por livros assim de thrillers, no qual parecem ser uma ótima pedida para mim, ainda mais diante de tanto suspense! Dica anotada e adorei a sua resenha.
Beijinhos

Olá! Tudo bem? Só de ler a premissa já fiquei com medo! Não curto muito livros assim, fico muito nervosa/ansiosa quando leio! Este parece ser iteressante e bem o estilo de um pequeno leitor que conheço. Eu certamente não lerei, mas ele tenho certeza que sim!
https://www.facebook.com/colecionando.romances/

Olá!
Estou com ele no meu Kindle e muito curiosa pra ler. Vendo sua resenha certamente vou me amarrar, adoro esse misto de suspensa. E me agrada o fato da leitura ser bem leve e fluida.
Beijos!

Camila de Moraes

Olá, tudo bem? Caramba, como eu ainda não conhecia este livro??? Adorei a premissa, fiquei mega curiosa pra ler e descobrir todo este suspense. Tua resenha ficou ótima!

Beijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

OI, Pri. Tudo bem?

Menina essa capa já me deixou numa agonia terrível, e a sinopse só veio acrescentar mais aflição. ADOREI! Não conhecia o livro nem o autor, mas quero ler e conhecer mais dele depois de seus comentários.

A única coisa que me deixa triste é o fato de ser trilogia. Fico meio cansado de trilogias e séries... saudade livros únicos.

Bjão.
Diego, Blog Vida & Letras
http://.blogvidaeletras.blogspot.com

Oiee ❤
AMEI sua resenha e a premissa desse livro, adoro um bom thriller psicológico. Já quero ler esse e saber a verdade por trás da morte da garota.
Bjos, Bia! ❤

Não sou um leitor de thrillers, mas achei bem interessante o fato desse livro colocar em cheque a percepção e a realidade objetiva. A dúvida em relação às certezas e ao estabelecido é algo que sempre me interessa. E a capa desse livro é muito, muito bonita...
(Ah! Adorei seus comentários lá no meu blog. Vou responder tudo por lá, mas só adiantando: sim, aquele poema é meu. :) )
Beijos
https://teofilotostes.wordpress.com/

Noooossa Pei, parece ser mesmo muuuito interessante. Adoro quando os autores nos levam a acreditar no personagem e no meio da leitura nos faz questionar se tudo realmente é o que parece e se devemos continuar acreditando nele. Parabéns pela resenha... Não é meu estilo literário favorito, mas com certeza vai entrar na minha lista de próximas leituras.
Bjs.
Amanda Nery
www.leituraentreamigas.com.br

A capa é linda e o enredo é extremamente interessante. Acabei de adicionar na minha lista. Quero muito resenhar essa obra :D

Hey!
Nessa Black Friday esse está como sugerido e o preço está muito bom, porém não sabia nada sobre a história e escolhi outros livros. Já estou arrependido por ter feito isso, adorei sua resenha e já tô louco pra ler esse mistério. Parabéns pela resenha.

Haulisson, Menino Livros.

Que demais! Eu não conhecia esse autor, mas fiquei curiosa para conferir a sua escrita. Acho bem legal quando o autor coloca um conflito entre acreditar que o personagem está falando a verdade ou se é tudo da cabeça dele. Adorei o enredo e a sua resenha está incrível! Espero conferir essa história um dia, bjss!

Quando leio um livro assim, não tem como não tentar imaginar o assassino. Mesmo que não tenha tido tanto impacto, o que vale mesmo é ter cumprido o prometido.
Bjs, Rose

Olá!! :)

Eu confesso que não conhecia o livro ou a trilogia, mas fiquei curioso! Ainda bem que queres ler a continuação!

Acho ótimo que a escrita te tenha agradado e também que seja assim leve, o que não e muito comuns em thrillers...

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Nossaaa, fiquei muito interessada nesse título, acabei de indicar para o clube de leitura que faço parte, as meninas vão amar. Beijos

Nara Dias
Viagens de Papel

Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de suspense, porém este parece ser instigante. Começa-se pela sinopse que acho bacana e ai quando vou ler a sua resenha, me sinto mais curiosa ainda haha Adicionar com toda certeza nas minhas dicas <3
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget