[Resenha] Tudo Junto e Misturado da autora Ann Brashares - Editora Seguinte



Autora: Ann Brashares
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Adicione: Skoob
Avaliação: 5/5 Favorito!



Sinopse: Sasha e Ray sempre passam o verão na velha casa de férias da família. Desde pequenos, os dois dividiram muitas coisas — leram os mesmos livros, correram pela mesma praia, comeram pêssegos colhidos na mesma fazenda, tomaram café da manhã sentados à mesma mesa. Até dormiram na mesma cama, mas nunca ao mesmo tempo. Afinal, eles jamais se encontraram. O pai de Sasha um dia foi casado com a mãe de Ray, e juntos tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Mas o casamento acabou, deixando para trás apenas rancor e ressentimentos. Os dois casaram de novo e formaram novas famílias, mas nenhuma delas pretende desistir da casa de praia, muito menos compartilhá-la. Até este verão. As vidas de Sasha e Ray estão prestes a se cruzar — e, com tudo junto e misturado, as famílias vão mudar para sempre.




Eu nunca li um livro como esse. Há beleza nos diálogos. Há cenas muito significativas. Há também uma mescla proposital de emoções durante a leitura. E um time de 7 protagonistas, contando com três personagens de apoio que foram parar sem paraquedas no que sobrou dessa família. Uma receita inesquecível de doçura e amargor, de erros e perdão e de amor e superação. 

Em “Tudo Junto e Misturado”, temos um enredo voltado para o público jovem que está começando a vida adulta. Com uma narrativa que nos pega de surpresa pela criatividade, a autora vai trabalhar um assunto muito importante e comum nessa fase de nossas vidas: a incerteza de quem somos.

Mas confesso que fiquei um pouco assustada com a percepção de que todos os filhos estavam enfrentando uma crise de identidade pelo comportamento dos pais.

“Dividir era tudo o que faziam. Conforme a combinação de seus pais, dividiam a casa, dividiam o ano, dividiam os feriados, dividiam a comida, dividiam artigos de papelaria, dividiam os custos igualmente — bom, igualmente na teoria. Havia controvérsias entre os pais em quase todas as divisões: os afazeres domésticos, o gramado, a manutenção da piscina. As irmãs dele também eram divididas. Os pais de Ray pareciam desfrutar de um casamento tranquilo, mas foi o casamento acabado havia tempos e o divórcio amargo entre sua mãe, Lila, e o pai de Sasha, o quase mítico Robert Thomas, que moldou a vida deles.”

Primeiro, essa é a história de Lila e Robert. Algo aconteceu para o casamento deles não dar certo. Faz mais de vinte anos que não suportam ficar perto um do outro e por isso se evitam como dois inimigos. Segundo, essa é também a história de Emma, Quinn e Mattie, filhas deles. E por último, essa é a história de Sacha, filha do segundo casamento de Robert; e Ray, filho do segundo casamento de Lila.

As três irmãs são aquelas que estão segurando todo mundo, mantendo os dois lados em pé. Mas para isso tiveram que abrir mão de uma parte essencial delas. Elas terão dúvidas quanto a quem são e sentirão insegurança quando ao futuro que devem escolher.
Sasha e Ray possuem um vinculo inevitável. Acho que foi isso que me tocou. Eles não poderiam estar mais distantes um do outro e ainda assim tão perto e de uma forma tão única!!!

“Para ele, o cheiro do lar era, mais do que qualquer outra coisa, o cheiro de uma garota que ele não conhecia. Seu lar não era a casa de tijolinhos com três andares na rua Carroll, no Brooklyn, onde ele morava a maior parte do tempo. Seu lar era aquela casa grande na beira de uma lagoa que transbordava para o oceano no Braço Sul de Long Island, numa cidadezinha chamada Wainscott. Ali ele passava metade das semanas do verão e metade dos finais de semana de quase todos os anos da sua vida.”

Mas como alguém consegue se conectar com outra pessoa tão profundamente sem nunca a conhecer? Sem nunca falar com ela? 

Essa foi a mágica da autora. Ela conseguiu com muita sensibilidade construir esse sentimento de completude. Havia uma necessidade crescente na história de uni-los. Como se um fosse o que faltava no outro. 

“Acho que eu ia gostar muito que você e Ray se conhecessem. Vocês dois são diferentes em quase todos os sentidos, mas são as duas metades de um todo. Me assusta um pouco. Estou proibida de querer que as duas metades se juntem. Mas sempre quero.”

E o encontro foi um encaixe perfeito. Foi muito intenso. Eles não precisaram se explicar. Era como se sempre estivessem estado lá, um ao lado do outro. Havia uma compreensão além de palavras.

Ann Brashares nos trouxe um enredo forte sobre uma família separada por um segredo do passado. Algo tão doloroso que os condenou a viverem em extremidades opostas. 

E trabalhou as consequências dessa relação disfuncional com os filhos. Tanto Emma, Quinn e Mattie, quanto Ray e Sasha compartilhavam os sentimentos de solidão e vazio. E ainda tentavam lidar, sem sucesso, com o que esperavam deles. 

Com uma linda mensagem sobre o amor que mantinha todos juntos e misturados, iremos ver cada um deles encontrando o próprio lugar à custa de um evento que irá mudar a vida deles para sempre!

Preparem os lencinhos para esse final! Aliás, acho que a autora deixou uma brecha para pelo menos mais um capítulo. Mesmo assim fico satisfeita, apesar da tristeza pelos acontecimentos derradeiros.

O livro foi muito mais do que eu esperava! Amei e recomendo muito!!!!


Beijinhos. Rafinha. 



(Resenha da Colaboradora Rafaela Duarte)

Postar um comentário

Fiquei muito curiosa com a história. Suspeito que me vou identificar muito com ela, porque também estou no início da minha vida adulta e, como tal, a experienciar todas as incertezas tão características desta fase.
Gostei muito do blog, e o layout é lindo :).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry

Oi, Pri!
Eu vi pouca resenha desse livro, mas as que li falaram muito bem dele. Confesso que de primeira não seria a minha escolha, mas não descarto a hipótese de ler algum dia.
Beijos
Balaio de Babados

Oiii Priscila

Ah que lindo esse livro. Dessa autora estou na metade da série das Quatro amigas e um jeans viajante e tb curto muito, é bem como vc disse, ela consegue relatar dramas e tudo o amis com uma escrita que encanta o leitor e não cansa. Vou colocar esse na minha lista.

Beijos

www.derepentenoultimolivro.com

A ideia da história me parece ser muito interessante e até diferente. Nem acredito que nunca tinha visto esse livro antes.. Já vou pesquisar mais, mas acho que vou gostar da leitura..

www.vivendosentimentos.com.br

Oi, Rafaella.
Que resenha linda! Eu já ouvi falar sobre esse livro mas ainda não pude lê-lo, agora estou muito animada para conhecê-lo. Adoro livros de adolescentes sabe, dessa forma como as autoras conseguem trabalhar bem seus problemas e desenvolvimento. Tenho certeza que vou amar.
Beijo :))
http://www.suddenlythings.com/

Oi
parece ser uma boa história, mas também cheio de drama ainda mais por envolver tantos personagens que pode se dizer que estão conectados de alguma forma, mas mesmo assim me interessei em ler e que bom qu gostou dele.

http://momentocrivelli.blogspot.com

Gostei da resenha Rafinha. Acho interessante esses romances juvenis que retratam assuntos do nosso cotidiano real e este, em especial, com certeza deve ajudar os jovens que estão passando por situações semelhantes dentro de casa. Beijo!

www.newsnessa.com

Olá,
Parece realmente ter uma mensagem linda, desde o amor de família até os diálogos ótimos (você me ganhou nisso). Deve ser daqueles livros que levamos para toda a vida. Super anotada a dica.

Debyh
Eu Insisto

Eu ainda não conhecia esse livro e achei a sua resenha muito bem explicada, fiquei curiosa para conhecer mais sobre a obra e me parece ser uma leitura bem interessante.

Oi Rafinha, sua linda, tudo bem?
Eu sei bem o que sentiu, li esse livro recentemente e amei!!!! Nossa, concordo com você, tem muita beleza no livro, um texto rico em sutilezas, com certeza. Essa autora é incrível!!! Adorei sua resenha!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

Só de ver essa capa já dá uma vontade enorme de ler o livro. Como ela é linda! Me impressionei que o enredo guarde tantos segredos assim e desenvolva um drama de quebrar os corações dos leitores. Gosto de leituras assim, principalmente quando deixam algo em nós, algo além de uma boa impressão. Colocarei na lista!

www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

Olá! Acho que esta é a segunda resenha que leio desse livro e, como a anterior, essa me deixou muito curiosa, pois foi bem positiva e mostrou um lado novo: a emoção que diz sentirmos no final. Adorei a dica e já anotei!
Abraços

É a primeira resenha que eu encontro sobre esse livro e fiquei feliz com o que vi. Achei que vc foi bem clara e objetiva na análise e despertou o meu interesse pela leitura.

Sai da Minha Lente

Oi Rafa e Pri, é tão bom quando um livro supera as nossas expectativas. Fiquei bem curiosa para conhecer os dilemas desta grande família tão diferente mas tão igual a tantas outras. Fiquei curiosa pelo segredo do passado, foi o que mais me despertou o interessa na leitura e saber que é emocionante o final... me conquistou.
Dica anotada.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com/

Olá
Li outra resenha desse livro e não me chamou atenção. Mas lendo agora sua resenha, tive uma percepção diferente.
Gostei bastante.
Vou deixar a dica anotada.
Até mais

Oi, tudo bem?
Na época que esse livro foi lançado, eu vi algumas resenhas sobre ele e fiquei curiosa para ler. Inclusive, eu cheguei a começar e estava até curtindo, porém, precisei passar outras leituras na frente e esse acabou ficando de lado. Mas se eu tivesse lido a sua resenha na época, acho que não teria deixado outros livros furarem a fila e teria continuado essa leitura.
Sua resenha está incrível e você expressou muito bem o que sentiu enquanto lia. Adoro livros que abordem família e senti que aqui isso foi abordado com seriedade e sensibilidade. Além disso, mesmo sendo um livro voltado para um público mais jovem, acho que os personagens foram bem construídos e os dilemas deles parecem interessantes de acompanhar.
Amei sua resenha e acho que irei retomar a leitura deste livro em breve.
Beijos!

Ler sua resenha reforçou minha vontade de ler esse livro e fico muito curiosa para conferir essa narrativa criativa que mencionou e mesmo sendo um livro mais jovem eu sei como o assunto tratado nele é pertinente para todas as idades, eu já trintei e não sei ao certo quem sou. Então quero preparar o lencinho para conferir essa mensagem de amor que a autora nos apresenta neste livro.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

Olá, sua ótima resenha me relembrou que esse é um livro que quero muito ler, achei os personagens interessantes e a mensagem que a obra passa também é muito bacana.

Olá, tudo bem?
Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas conhecia ele de outras resenhas que li. Fiquei muito contente por saber que é um livro com significado e uma linda mensagem. Acho que é uma obra que vale muito a pena conhecer e ler.
Vou anotar a dica.
Beijos

Essa é a primeira resenha que leio deste livro e achei até interessante, mas confesso que não é uma leitura que me encha os olhos, pelo menos não por agora, quem sabe lá na frente né? No momento irei deixar a dica passar mas muito obrigada por ela.

Beijos

Oi Rafinha, tudo bem?
Esse livro parece falar das relações familiares com muita sensibilidade. =)
Nunca tinha ouvido falar na obra nem na autora, mas fiquei bem curiosa depois de ler sua resenha tão cheia de elogios.
Beijos,

Priih
Infinitas Vidas

Oii! Eu não conhecia essa obra, parece ser realmente emocionante. Fiquei curiosa para conhecer esses personagens e também em relação ao acontecimento que separou a família. A sua resenha está linda, irei anotar a sua dica. Bjss!

Olá, primeira resenha que leio desse livro, parece ser um enredo bem interessante e gostei bastante de como você trouxe os aspectos do livro na resenha.. É um assunto que eu não costumo ler por isso não me chamou tanta a atenção, mas por parecer interessante o desenvolvimento da historia, vou com certeza dar uma chance à leitura. Obrigada pela dica!

Beijos,

Já vi esse livro nas redes sociais e tenho bastante interesse nele, também quero essa experiência de ler algo tão diferente. a capa é super fofa

Oie, tudo bom?
Não havia lido uma resenha sobre esse livro ainda! Achei bem bacana o enredo, mas acho que muito drama pra mim não funcionaria no momento. Passo a dica hoje, mas talvez em um futuro próximo eu dê uma chance :)

Oi Rafaela, como vai?
Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou curiosa sobre esses desdobramentos e esse final que é de emocionar. Já na lista.
Bjus
www.docesletras.com.br

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget